Desenvolvedor Java: uma ótima opção!


Muito tem sido dito acerca do futuro da plataforma Java, especialmente após os primeiros anos da tecnologia sob administração Oracle. Existe por um lado o temor de mudanças prejudiciais que possam surgir, como um novo modelo de licenciamento ou a polarização da propriedade de inovações na tecnologia e, por outro lado, a plataforma Java apresenta potencial para continuar crescendo como uma alternativa de peso nas novas tecnologias como cloud ou mobile.

Em uma realidade marcada por uma variedade jamais vista de tecnologias e linguagens disponíveis ao desenvolvedor, o ingressante na área de desenvolvimento de software por vezes se pergunta por onde começar ou ainda, se Java realmente é uma boa opção para se fazer no início de sua carreira. Nesse mérito, algumas considerações devem ser feitas pois tentam mostrar o tamanho, a importância e as aplicações da tecnologia Java no cenário de TI dos dias atuais.

Java é uma plataforma robusta. Presta-se a atender demandas que vão desde um simples aplicativo desktop até sistemas enterprise com elevada necessidade de segurança, uso de transações e performance em ambientes distribuídos. Assim como existem plataformas especializadas em certa tecnologia, como web ou mobile, Java procura disponibilizar soluções completas que atendam todas os ambientes e mais, oferece soluções para integração dessas tecnologias em uma realidade empresarial.

A plataforma Java é a base para o desenvolvimento de software mobile com Android. Segundo pesquisa da Consultoria Nielsen feita em 2011, o sistema Android é responsável por 42,8 % do mercado de aparelhos Mobile, quase o dobro do segundo colocado, o iOS utilizado em aparelhos Apple, com cerca de 26% do mercado.

O mercado de trabalho Java é um dos que que oferece a maior quantidade de vagas no mundo, ficando atrás apenas de C.

A certeza de ter um grupo significativo de usuários e empresas que levam a plataforma Java a estar sempre entre o rol das linguagens mais modernas e com os recursos mais atraentes, sem abandonar sua retrocompatibilidade é um grande diferencial e certamente dá uma margem exemplar de segurança para empresas e corporações de grande porte que aderem à tecnologia.

Com todo o exposto, tenha certeza, desenvolvedor iniciante ou já atuante, de que a plataforma Java tem um grande caminho a trilhar. É hoje um dos melhores caminhos a se seguir como carreira e, certamente, o legado até agora deixado demonstra a grande responsabilidade que a tecnologia carrega consigo.

Autor: Rodrigo Mastropietro

Quer Estudar Java?

, ,

  1. Nenhum comentário ainda.
(não será publicado)