HTML: A principal tecnologia para web


Todo e qualquer navegador web seja ele o IE (internet explorer), Mozila Firefox, Chrome ou outro, quando exibe um página, apresenta HTML.

O HTML é utilizado para organizar e estruturar componentes que ficam em uma página. Uma página de internet visualmente são informações para o usuário final, porém, em seu código fonte é HTML puro juntamente com CSS, JavaScript, Jquery, Flash entre outros inclusive com o desenvolvimento utilizando controles como, por exemplo, os controles ASP.NET, quando o projeto é compilado e pode ser visualizado por um usuário final, estes controles renderizados foram transformados em HTML puro. Com isso mostra o quanto é necessário que um desenvolvedor, mesmo ele sendo de desenvolvimento back-end (C#), a importância desta tecnologia.

Com o crescente avanço das tecnologias em geral, inclusive da internet, o HTML não poderia ficar para traz, o bom e velho HTML 4 está com uma nova versão, muito boa e poderosa, sendo ela o HTML 5. O HTML, pouco usado ainda no mercado brasileiro, é basicamente composto de HTML 4 com algumas tags adicionais. O HTML 5 se preocupa muito com a ideia de não se utilizar tabela aonde ela não serve para tabular dados e também para melhorar o tableless, que por sua vez utiliza em excesso das divisórias entrando assim no mesmo conceito de utilizar a tag certa para a funcionalidade correta.

Com isso, o HTML é até que seja inventado (se é que um dia será inventado) um novo mecanismo universal, a principal tecnologia da internet. Abstratamente, o HTML é o motor que faz girar todo esse mundo de informações que todos nós conhecemos como internet.

Autor: Leonardo B. Moreira

Quer estudar HTML?

, , , ,

  1. Nenhum comentário ainda.
(não será publicado)